Julieta Venegas, “La Chica del Acordeón”

 

Julieta Venegas, a menina do acordeão ( instrumento que conheço como sanfona), é minha cantora hispanohablante preferida. O mais engraçado desse apelido que ela recebeu, é que a sanfona nem é o seu instrumento primário, mas ela fez uma combinação tão perfeita dele em sua música, que agora sua imagem é inseparável dele. Julieta consegue fazer tudo o que cabe num acordeão: dos tons mais tristes e nostálgicos aos mais alegres e dançantes. Olha o que ela disse sobre o instrumento no texto que li em El Nuevo Diario: “lo comencé a tocar por curiosidad primero y se fue quedando, se fue quedando, hasta que forma parte inseparable de mi música”.

Além de sua originalidade na criação de ritmos e letras, outro ponto que me encanta em Julieta é o fato dela ser múltipla. Sua música é diversificada, cheia das mais diversas influências. Ela começou tocando piano aos oito anos e, no decorrer das suas vivências musicais, foi incorporando o acordeão, o violão, entre outros instrumentos, o que tornou sua música mista de estilos. Ela diz se sentir muito orgulhosa por unir o Pop e o Rock  com a música norteña.  E admito que, embora eu nunca tenha sido muito fã de sanfona (ou acordeão), a não ser pelo fato de que um tio meu toca este instrumento de forma cativante, o fato de Julieta utilizá-lo em suas músicas, foi um grande motivo para que eu a considerasse muito interessante.

E por que Julieta é minha preferida? Gosto musical é algo tão subjetivo, que é quase impossível explicar o porquê, mas, mesmo sabendo que não conseguirei expressar tão bem como gostaria, posso tentar:  Julieta Venegas é minha preferida porque sempre desejo ouvi-la. Porque fiquei ansiosa pelo álbum novo (Algo Sucede) e, quando ele saiu, eu amei cada detalhe de cada uma das músicas. Porque quando ouço muito o álbum novo, sinto saudades dos álbuns anteriores e os ouço também! Porque não importa quantas vezes eu repita uma música sua, ela sempre será uma novidade, um mistério, uma possível chave pro meu coração, pro amor, pra vida. Sempre quero dançar ou gritar a letra. Ou até mesmo refletir… Não por haver monotonia, mas pelo fato da música ser tão profunda, que às vezes quem dança é o meu pensamento! Julieta Venegas é, sim, a minha preferida. Porque de 200 músicas que ela escreve, eu gosto pelo menos de 198…

Ela me cativou por sua maneira serena de cantar, de compor e, inclusive, de ser ela mesma, simples e criativa. Ela me descreve, mesmo quando a letra não cabe em mim. Tengo ganas de ouvi-la quando estou triste… quando estou feliz… quando quero me inspirar… quando quero dançar… Quando quero pensar… Quando tudo!  Ela é uma das únicas cantoras que me agrada em letra e ritmo em mais de dez músicas. Sinceramente, eu não sei como ela conseguiu isso.

As músicas que Julieta canta acompanhada do acordeão que mais gosto são: Me Voy e Andar Conmigo. E também músicas em que ela participou: No me importa el dinero ( de Los autenticos decadentes), Sueños (de Diego Torres). E claro, não poderia faltar “Ese Camino”, que foi o primeiro single do seu novo álbum Algo Sucede. Com certeza, uma das minhas preferidas com o acordeão. Aqui ela traz uma inquietação que está presente em todo ser humano: a de que levaremos para sempre dentro de nós a criança que fomos um dia… Apreciem o vídeo.

Se quedará, por siempre aquí… esa niña, la niña que un día fui…

 

 

 

Publicidade

Sobre Raquel Gonçalves

Sou uma jovem estudante de Letras, que ama ler, escrever, aprender novos idiomas, resolver enigmas matemáticos e refletir sobre a vida, o ser humano e a sociedade. Sou viciada em música, livros, pipoca e chocolate e também amo assistir filmes, animes e séries. Embora eu possua uma personalidade mais introvertida e tímida, amo correr, dançar, viajar e apreciar a companhia das pessoas. Meus maiores sonhos são: ser professora, publicar um livro e viajar o mundo. Tenho muitas utopias e, embora muitos insistam em destruí-las, posso afirmar que acreditar em um mundo melhor é o que me faz seguir sempre em frente, sorrindo.
Esse post foi publicado em Músicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s